sexta-feira, 1 de julho de 2011

GRAMENSES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM FORTALEZA


          Entre os dias 29 de junho e 02 de julho, aconteceu no Hotel Ponta Mar, em Fortaleza – CE, o 3º Seminário Futuro Ideal, com o tema “Empreendimentos solidários: caminhos para a autogestão”. O seminário reuniu representantes de todo o país envolvidos no Programa Futuro Ideal, do Instituto Camargo Correa, que desenvolve atualmente 33 projetos em regiões de atuação do Grupo Camargo Correa. Os gramenses Maria das Graças Souza (Branca), Neide Aparecida Gomes e Marcílio Medeiros representaram o município no evento.

          Durante o seminário, além das diversas oficinas realizadas, foram discutidos assuntos como Economia Solidária, com Luiz Inácio Gaiger, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), formação de Comitês de Desenvolvimento Comunitário, com Célia Schlithler, consultora em desenvolvimento de grupos, redes e comunidades, e a atuação do BNDES e do Instituto Camargo Correa no processo de desenvolvimento dos empreendimentos solidários, com Ângelo Fuchs, Chefe do Departamento de Economia Solidária do BNDES e Francisco Azevedo, Diretor Executivo do Instituto Camargo Correa.

          O Programa Futuro Ideal tem o objetivo de oferecer oportunidade de inserção do público juvenil no mercado de trabalho, fortalecer grupos produtivos e estimular o empreendedorismo, de acordo com a vocação das comunidades. Entre os vários parceiros, estão o BNDES e o SEBRAE.

          Em Santo Antônio do Grama, dentro do Programa Futuro Ideal, está sendo iniciado o projeto “Alimentos Artesanais do Grama”, realizado em parceria com a construtora Camargo Correa, Anglo American e Instituto Meio, de São Paulo, executor de outros projetos de geração de renda na região sudeste, coordenados pelo consultor Eduardo Parente. O objetivo é criar e estruturar uma unidade produtiva de alimentos artesanais, como doces, queijos, biscoitos, mel, cachaça, açúcar mascavo, entre outros. Para o processo de produção e gestão do empreendimento, prioriza-se a participação de jovens e o apoio da comunidade local. O projeto já desenvolveu atividades de mobilização e sensibilização da comunidade, identificação de lideranças e articulação com parceiros locais. A Prefeitura Municipal está cedendo o local e iniciando a construção da unidade produtiva, prevista para funcionar ainda este ano.

Branca, Neide e Marcílio no auditório

Oficina temática

Oficina temática 2

Oficina temática 3

Alimentos Artesanais do Grama

Apresentação de resultados dos projetos

Célia Schlithler, consultora em desenvolvimento de grupos, redes e comunidades

Jair Resende, Coordenador do Programa Futuro Ideal

Francisco de Assis Azevedo, Diretor Executivo do Instituto Camargo Correa

Ângelo Fuchs, Chefe do Departamento de Economia Solidária do BNDES

Mesa redonda com Francisco Azevedo e Ângelo Fuchs

Beneficiários e gestores dos projetos junto a Francisco Azevedo do ICC e Angelo Fuchs, do BNDES

Curso de Cooperativismo e sobre o processo de formalização de grupos produtivos, com técnico da União das Cooperativas do Brasil - UCB

Os gramenses junto com as bordadeiras de Natividade e das funcionárias da Camargo Correa

Exposição de produtos do Programa Futuro Ideal
Quadrilha "Arrasta-Pé do Sertão", na confraternização dos participantes do evento


Um comentário:

  1. BRINCADEIRA!!!!

    VOCÊS ESTIVERAM EM FORTALEZA, E NEM ME AVISARAM.

    NEIDE NÃO ACREDITO QUE PERDI ESSA OPORTUNIDADE DE TE VER....BEM PERTI EM FORTALEZA.

    QUANDO FOREM PARTICIPAR DE ALGUM EVENTO AQUI NO CEARÁ ME AVISEM (88) 9206-0136 - MICHAEL.

    ResponderExcluir