segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conheça o Circuito Turístico Montanhas e Fé

          Cidades pequenas e acolhedoras, cercadas de morros e paredões rochosos que tornam o ambiente bucólico e agradável, proporcionando a realização de atividades em meio à natureza. Tudo isso envolto em um misticismo e em uma simplicidade típica do interior de Minas Gerais.
Nas simpáticas praças das cidades do Circuito Montanhas e Fé, os visitantes tem a oportunidade de presenciar e vivenciar a vida simples e a rica cultura do interior, que se expressam nesses espaços da forma mais autêntica. Tradições que atravessam o tempo, como bandas de música, grupos de congado e celebrações religiosas e populares fazem parte da vida da região. A religiosidade, presente desde o período imperial, fica evidente nas histórias, nas artes e tradições, nas lendas e causos.

Atrativos

Aventura

          O Circuito oferece diversas oportunidades para os amantes da aventura. Uma das melhores térmicas de Minas Gerais, com 700 metros de desnível e ampla área de decolagem e de pouso, fazem do Pico do Boachá, em Raul Soares, um lugar perfeito para a prática do vôo livre. Ainda em Raul Soares, a Represa do Emboque é ótima opção para os esportes náuticos. Nas pedreiras de Ponte Nova ou na Pedra Negra em Jequeri, um dos locais de maior altitude na região, pode-se fazer rapel e observar as belas paisagens ao redor. Sem contar as alucinantes descidas de rafting nas corredeiras do Rio Piranga, do Rio Casca e do Rio Matipó. O relevo acidentado da região do Circuito Montanhas e Fé é excelente para proporcionar a trilheiros e jipeiros horas de forte adrenalina.

Cachoeira Grande, na divisa de Jequeri com Canaã.

Mirante do Cerca-Lá, também conhecido como "Pedra do Oratório", na divisa de Jequeri com Santo Antônio do Grama. Fotografia: Memória Arquitetura.


Pedra de Santa Helena, em Sericita, no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

História e Cultura

          Os aspectos histórico-culturais das cidades do Circuito Montanhas e Fé também se destacam. Os eventos tradicionais, como as cavalgadas e as festas de congado atraem diversos visitantes. Além disso, o turista pode visitar locais interessantes, como o Cemitério dos Escravos, no Pontal, em Ponte Nova, ou as palmeiras imperiais plantadas por Dom Pedro II. A região também é cortada pela Rota Imperial, a antiga Estrada São Pedro de Alcântara, que liga Ouro Preto a Vitória, no Espírito Santo. O Mirante do Cerca-Lá, em Jequeri, destaca-se tanto no aspecto paisagístico quanto no misticismo. Uma fenda em forma de oratório no paredão gerou mitos e lendas que atravessam gerações. A história da ocupação da região, objetos utilizados pelos primeiros habitantes e documentos que sempre revelam fatos históricos ainda desconhecidos estão expostos no Museu e Biblioteca da Arca, em Rio Casca, na antiga Estação Ferroviária, onde se pode conhecer ainda objetos remanescentes da Estrada de Ferro Leopoldina, que deixou importantes marcas na história e na paisagem de diversas cidades do Circuito.


Capela de São Vicente de Paula, patrimônio cultural de Sem Peixe.
 Rota dos Milagres

          A Rota dos Milagres é um roteiro religioso que passa pelas cidades por onde três padres viveram e se destacaram em seu ministério. O primeiro roteiro parte de Vermelho Novo, onde o Padre Manoel Moreira de Abreu é reverenciado, com destino a Urucânia, onde está sepultado o milagroso Padre Antônio Ribeiro Pinto, passando por Raul Soares, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, Abre Campo e Jequeri. O segundo roteiro parte de São José do Goiabal, cidade dos milagres do Padre Ermelindo, com destino a Rio Casca, se unindo ao primeiro roteiro. São caminhos que proporcionam momentos de reflexão e penitência, através de caminhadas, cavalgadas e cicloviagens. As principais festividades religiosas são o Jubileu do Senhor Bom Jesus em São José do Goiabal e no Grota, distrito de Jequeri, em setembro, e a Festa da Medalha Milagrosa, que atrai milhares de romeiros a Urucânia, em novembro.

Museu Padre Antônio Ribeiro Pinto, em Urucânia. Fotógrafo: Dener Fonseca.
Caminho Montanhas e Fé de Cicloturismo

Caminho Montanhas e Fé de Cicloturismo. Em destaque a Represa do Emboque, na Etapa 1 do Roteiro, entre Vermelho Novo e Raul Soares.

          No trecho da Rota dos Milagres compreendido entre Vermelho Novo e Urucânia, é possível fazer viagens de bicicleta, num trajeto com mais de 200 quilômetros. Os cicloturistas podem baixar a carta de navegação no site http://www.bemvindocicloturista.com.br/.

Sede:

Rua da Conceição, 171-B – Centro – CEP 35.370-000 – Rio Casca – MG
Telefax: (31)3871-1600
E-mail: montanhasfe@yahoo.com.br

Gestor:
Marcílio Oliveira Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário