No último domingo, 19 de setembro, o grupo de congado Reinado do Rosário de Santo Antônio do Grama participou, em São Paulo, do XIV Festival da Cultura Paulista Tradicional - Revelando São Paulo e se tornou um dos primeiros grupos de fora do Estado de São Paulo a ser convidado para se apresentar no festival. O evento é realizado pelo Governo do Estado e pela Abaçaí Cultura e Arte.
O convite surgiu no ano passado e, desde então, o Congado, através do Sr. Tarcísio Santos dos Reis e o Setor de Cultura do Município mantiveram um diálogo constante com os organizadores para que a participação do grupo fosse viabilizada.
Participaram do evento outros cerca de 4 mil congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santos Reis, irmandades religiosas de variados segmentos, indígenas, além de tropas e tropeiros, gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos e artesãos de várias procedências do Estado de São Paulo, celebrando juntos a paz, a harmonia dos povos e o respeito à diversidade (para mais informações, acesse o site oficial: www.abacai.org.br/revelando.php).
O XIV Festival da Cultura Paulista Tradicional, que aconteceu no Parque da Juventude, na capital paulista, foi acompanhado por um público aproximado de 80 mil pessoas. Entre eles, diversos gramenses radicados em São Paulo e na região metropolitana compareceram para acompanhar a apresentação do nosso Congado, que conquistou a simpatia de todos os presentes.
Obs.: as fotos da apresentação no palco foram gentilmente cedidas por José Eustáquio Roberto Domingues.
Obs.: as fotos da apresentação no palco foram gentilmente cedidas por José Eustáquio Roberto Domingues.
Marcílio, as fotos são do José Eustáquio Roberto Domingues, que com muito carinho,esteve presente para apoiar,aplaudir e fotografar o Congado Gramense.Ele disse ter ficado EMICIONADÍSSIMO quando O Reinado do Rosário fez a apresentação.
ResponderExcluirPARABÉNS AOS MEMBROS DO REINADO DO ROSÁRIO DE SANTO ANTÔNIO DO GRAMA- OBRIGADA POR NOS REPRESENTAREM!
Que pena que essa cultura não é mais valorizada em nossa cidade, pois os membros do Reinado do Congado tem que sir da cidade para fazer suas apresentações e serem aplaudidos e valorizados. Ainda bem que eu tive uma pequena participação nessa cultura, pois já fui a princisa na festa quando tinha no Grama.
ResponderExcluirÉ só indo para longe para serem lembrados mesmo, e todos saberem que temos ainda essa cultura em nossa cidade.
Parabens para todos os membros do Congado.
Parabéns ao congado gramense,fico feliz por leva o nome e a cultura da nossa cidade alem das fronteiras de minas.
ResponderExcluirPara ver,para ver,para ver a mãe e Deus... Minha infância tempos idos, áureos tempos.Toti Preto, Ataíde,Anízio...Deste Grama sim, tenho saudades.
ResponderExcluirParabéns congadeiros Gramense,parabéns Jair Leiteiro.
srs
ResponderExcluirbom dia
sou mineiro de coimbra-mg, erradicado em sao paulo a mais de 25anos, encontrei os congadeiros de santo antonio do grama no revelando sao paulo,ô povo bão e de uma simplicidade imensa me senti como os tivessemos conhecido a muito tempo,fez eu lembrar minha infancia.
de um abraço a todos por mim.
wilson lucas
Boa noite...
ResponderExcluirQue felicidade ver congado na ativa e além das terras do Grama.
Nossa tradição não pode parecer... são elas que nos faz ter esperança que existe cultura...
Abraços a todos... saudades...
Luís Eduardo - Juiz de Fora/ MG.
Fico feliz quando vejo a comunidade da Rua do Rosario se destacando principalmente fora do município.Nasci proximo a Rua do Rosario e só por morar na rua de baixo muitas vezes são criticados.Parabéns Tarcísio,conheci seu pai,sua mâe,dona Evangela,Adão Xodó e outos membros do congado que saudades!Aqui bem perto do meu bairro tem congado mas,não chega ao pé do nosso gramense que tem amuito amor de vcs.
ResponderExcluircininha.