domingo, 19 de dezembro de 2010

APRESENTAÇÃO DE NATAL NA PRAÇA DA RODOVIÁRIA


Na próxima quinta-feira, 23 de dezembro, a Corporação Musical Nelson Borges apresentará canções natalinas na Praça da Rodoviária, a partir das 20:30h, em sua despedida do ano de 2010.


Participe !!!



A musicalidade é marca registrada de Santo Antônio do Grama desde o início do século XX, quando foi criada a primeira banda de música. No dia 19 de fevereiro de 1922, uma comissão de homens ilustres se reuniu, pela primeira vez, no salão da escola da Professora D. Elisa Soares, por iniciativa do Padre Antônio Ribeiro Pinto, criando a Banda de Música Padre Cândido, cuja diretoria ficou assim constituída: Presidente: Revmº Padre Antônio Ribeiro Pinto; Diretor: Cel. Nicolau Luiz Pinto Moreira; Vice-Presidente: Olympio José Bayão; Secretário: Benigno do Couto; Tesoureiro: Capitão Braga; Fiscal: Vitalino de Paula Gomes; Maestros: João Henrique de Oliveira e seu auxiliar Enídio de Senna. A Banda Padre Cândido teve vários maestros, alguns de destaque, como Antônio Conrado e Francisco de Paula Braga. Quando este último veio a falecer, na década de 1950, a banda ficou um longo período sem maestro, o que provocou sua paralisação. Alguns anos mais tarde, na década de 1960, a banda foi reativada, passando a se chamar Banda Santa Cecília, sob a regência do maestro Nelson Borges. Nesse período, os ensaios eram realizados na própria residência, cedida pelo Sr. Glicério Pinto Moreira, onde Nelson Borges morava, num sobrado à Rua Dr. Vicente Bretas Cupertino. A Banda chegou a ter 60 integrantes. Os anos se passaram e Nelson Borges, com idade avançada, deixou a regência da banda, que foi assumida por Mouzart Mayrink. Nelson Borges faleceu em 29 de julho de 1977, na residência em que vivia, na Praça Manoel Dias da Fonseca. Em 1983, o maestro Ageu Maria Quintilhano foi nomeado para regente da Banda Santa Cecília. Foi nessa época que os músicos, vários deles discípulos de Nelson Borges, resolveram homenageá-lo dando seu nome à banda, que, a partir daí, passou a se chamar Corporação Musical Nelson Borges. Ageu passou a residir numa casa à Rua Dr. Vicente Bretas Cupertino, nº 102, mesmo local onde eram realizados os ensaios da banda. Ele deixava pendurado num dos portais da casa uma espécie de bolsa de tecido, que Nelson Borges utilizava para guardar as partituras, muitas delas de composições suas. Em 1993, assume como maestro Aguimar Gomes da Silva, deixando a banda por um período e retornando em 2007, reassumindo a regência até o seu falecimento, em 05 de dezembro de 2009. A Corporação Musical Nelson Borges somente foi oficializada pela Lei Municipal nº 385, de 23 de fevereiro de 2009, apesar do longo período de existência. A Banda é uma entidade de direito público, integrada por subordinação ao Setor de Educação e Cultura. As funções de músico são consideradas de relevante interesse público. No início de 2010, assumiu como regente da banda o maestro João Batista Bifano, natural de Matipó – MG.

Fonte: Inventário de Proteção ao Acervo Cultural de Santo Antônio do Grama.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ORQUESTRA OURO PRETO FAZ SHOW NO CINE GRAMENSE

     Quem não foi, perdeu! Foi esse o consenso após a apresentação da Orquestra Ouro Preto, no Espaço Cultural Laerson Januário Pereira - Antigo Cine Gramense no último domingo, 5 de dezembro. Mesmo com o forte calor que fazia na cidade, muitas pessoas saíram de casa para prestigiar o espetáculo de Natal oferecido aos gramenses.
     O Concerto de Natal realizado pela Orquestra Ouro Preto reuniu músicas natalinas intercaladas com a atuação do personagem Tatá, um boneco de madeira que narrava os acontecimentos em sua noite de Natal. O espetáculo "Noite Feliz" contou com um número reduzido de músicos da Orquestra - nove, de um total de 18 integrantes - regidos pelo maestro Rodrigo Toffolo. Em cerca de 40 minutos de uma apresentação impecável,  a Orquestra interagiu com o público, criando um clima de grande sintonia entre os presentes.
     O concerto foi uma realização da Samarco em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da  Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama. O Setor de Cultura promete novos espetáculos para o ano de 2011.
     Veja abaixo fotografias e vídeos do concerto:



 












terça-feira, 21 de setembro de 2010

Congado gramense conquista São Paulo

     No último domingo, 19 de setembro, o grupo de congado Reinado do Rosário de Santo Antônio do Grama participou, em São Paulo, do XIV Festival da Cultura Paulista Tradicional - Revelando São Paulo e se tornou um dos primeiros grupos de fora do Estado de São Paulo a ser convidado para se apresentar no festival. O evento é realizado pelo Governo do Estado e pela Abaçaí Cultura e Arte.

    O convite surgiu no ano passado e, desde então, o Congado, através do Sr. Tarcísio Santos dos Reis e o Setor de Cultura do Município mantiveram um diálogo constante com os organizadores para que a participação do grupo fosse viabilizada.

     Participaram do evento outros cerca de 4 mil congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santos Reis, irmandades religiosas de variados segmentos, indígenas, além de tropas e tropeiros, gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos e artesãos de várias procedências do Estado de São Paulo, celebrando juntos a paz, a harmonia dos povos e o respeito à diversidade (para mais informações, acesse o site oficial: www.abacai.org.br/revelando.php).


     O XIV Festival da Cultura Paulista Tradicional, que aconteceu no Parque da Juventude, na capital paulista, foi acompanhado por um público aproximado de 80 mil pessoas. Entre eles, diversos gramenses radicados em São Paulo e na região metropolitana compareceram para acompanhar a apresentação do nosso Congado, que conquistou a simpatia de todos os presentes.

Obs.: as fotos da apresentação no palco foram gentilmente cedidas por José Eustáquio Roberto Domingues.


Caminhada para a Mata de Dona Zina e visita ao viveiro de mudas no dia da árvore

    Alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio dos turnos da manhã e da tarde da Escola Estadual Mariano Gomes participaram neste dia 21 de setembro de uma caminhada da escola até a Mata de Dona Zina, a cerca de 4 quilômetros da cidade. A caminhada, que foi realizada pela manhã, é um dos projetos que fazem parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, uma celebração ao patrimônio cultural mineiro que acontece durante o mês de setembro em todo o estado. A Mata de Dona Zina é um conjunto paisagístico tombado como Patrimônio Cultural do Município. A data da caminhada foi escolhida também, porque no dia 21 de setembro, início da primavera, é comemorado o "Dia da Árvore".

     Ainda como parte das atividades do dia, alunos da Escola São Domingos Sávio visitaram o novo viveiro de mudas de Santo Antônio do Grama, que está sendo instalado anexo à Usina de Triagem e Compostagem. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Herculano Barboza Amorim, mostrou às crianças a importância e as vantagens de um ambiente arborizado e qual a contribuição que cada um pode dar para a preservação do ambiente em que vive. Ao final da visita, foram plantadas duas mudas: uma de ipê roxo e outra de ipê amarelo, considerado atualmente a árvore-símbolo do Brasil.

Confira abaixo as fotos das duas atividades.

Caminhada para a Mata de Dona Zina:

Visita ao viveiro de mudas: