terça-feira, 22 de novembro de 2011

Orquestra Ouro Preto faz belíssima apresentação no Cine Gramense

          A comunidade gramense foi mais uma vez presenteada com uma belíssima apresentação da Orquestra Ouro Preto, que aconteceu domingo, 20 de novembro, no Espaço Cultural Laerson Januário Pereira.
          Gramenses e vivitantes lotaram o auditório para assistirem à apresentação, integrante da Série Samarco, que prevê uma série de concertos nas cidades onde a Samarco atua. O repertório apresentado trouxe canções de Ernesto Nazareth, um dos precursores da música popular brasileira. No repertório, músicas consagradas deste grande compositor brasileiro como Brejeiro, Apanhei-te Cavaquinho e Odeon, com arranjos do violinista Mateus Freire.
          De acordo com Saulo Rios, assessor de imprensa da Orquestra Ouro Preto, o concerto é uma viagem pela biografia musical de Ernesto Nazareth, propondo um diálogo entre o erudito e o popular. O público presente ao Cine Gramense pôde conferir a união dos instrumentos da orquestra à flauta, clarineta, saxofone e ao violão de sete cordas.
          O concerto integrou as comemorações de Natal e foi realizado pela Samarco em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santo Antônio do Grama.













Vídeos:

Apanhei-te Cavaquinho

Odeon

Brejeiro

sábado, 19 de novembro de 2011

ALUNA GRAMENSE VENCE CONCURSO DE REDAÇÃO

            
          Foi divulgado no dia 10 de novembro o resultado do concurso de redaçãoEu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”. Entre os premiados está Bruna Dias da Cruz, aluna da Professora Maria Zinato, do 3º Ano A da Escola Estadual Mariano Gomes.
           O concurso foi realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, municipais e federais de Minas, como homenagem ao tricentenário das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, comemorado neste ano.
           O objetivo do concurso foi fazer com que os estudantes relacionem a realidade em que vivem com a história de Minas Gerais. De acordo com a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, a iniciativa é uma oportunidade de mostrar aos estudantes mineiros a importância da mineração na história do Estado. “Nós somos um estado com nome de Minas Gerais, então que outra coisa nos define mais do que o nosso patrimônio do minério, ouro, diamantes? É preciso que os jovens compreendam que o ferro, ouro, diamante são parte do nosso universo simbólico, da nossa vida, da nossa identidade e das nossas possibilidades como estado da federação. Esse concurso promove a revisitação da história à luz da contemporaneidade e é uma lição fundamentalmente de cidadania”, afirmou.
           Foram premiados dois alunos de cada Superintendência Regional de Ensino, um do Ensino Médio e outro do Ensino Fundamental. Pela SRE de Ponte Nova, além de Bruna, do Ensino Médio, foi premiada também a aluna Ana Luísa de Freitas Magalhães, aluna do Ensino Fundamental da cidade de Alvinópolis.
           Os 94 alunos premiados em todo o Estado receberão laptops, assim como os professores que orientaram os trabalhos vencedores. As escolas desses alunos também serão premiadas com R$5.000,00. Além disso, a Assembleia de Minas vai publicar um livro com as redações vitoriosas. Os vencedores serão saudados com uma programação especial, entre 12 e 14 de dezembro. Participam no primeiro dia da gravação do programa "Geração", da TV Assembleia. No dia 13, vão a Ouro Preto e, no dia 14, alunos e professores visitam o Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Os prêmios serão entregues também no dia 14, em solenidade especial Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG.
           Pelo segundo ano consecutivo uma aluna da Escola Estadual Mariano Gomes e a professora Maria Zinato recebem uma premiação em concursos de redação. No ano passado, Daniela Aparecida Barboza, também aluna do 3º Ano, foi selecionada para a fase semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” e recebeu a premiação em São Paulo.
           A lista completa dos premiados pode ser acessada clicando aqui.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FORMATURA DO PROERD NA E.M. SÃO DOMINGOS SÁVIO

           Alunos da Escola Municipal São Domingos Sávio participaram, no dia 28 de outubro, da passeata e da cerimônia de formatura do Proerd no Ginásio Poliesportivo Antônio Anacleto, em Santo Antônio do Grama. Participaram do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - cinco turmas da Escola Municipal São Domingos Sávio, totalizando 100 alunos das professoras Andréia, Regina, Cláudia, Íris e Marília Dalva. Nos encontros semanais ministrados pelo instrutor Cabo Edimar Olevate, foram abordados temas relacionados com a atualidade, como informações sobre o tabaco, álcool e drogas afins, a forma de dizer não às drogas, decisões positivas preventivas, autoestima e as maneiras de se manter no controle em situações de risco.
           Estavam presentes o Prefeito Jéferson Russo Miranda, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, João Luiz Anacleto, o Comandante da 118ª Cia PM, Capitão Wildré Fortunato, o instrutor do Proerd, Cabo Edimar Olevate, além de diversas autoridades, equipe pedagógica e demais funcionários da Escola Municipal São Domingos Sávio e da Creche Dona Maria Rosa. Também participaram alunos e funcionários da Escola Estadual Mariano Gomes
          Em seu discurso, o Capitão Wildré lembrou da importância da educação, da necessidade de dar atenção aos filhos e de impor limites, quando necessário. O Capitão parabenizou a todos pela integração e pelos esforços na luta pelo futuro de nossas crianças.
          Veja algumas fotos.