domingo, 19 de dezembro de 2010

APRESENTAÇÃO DE NATAL NA PRAÇA DA RODOVIÁRIA


Na próxima quinta-feira, 23 de dezembro, a Corporação Musical Nelson Borges apresentará canções natalinas na Praça da Rodoviária, a partir das 20:30h, em sua despedida do ano de 2010.


Participe !!!



A musicalidade é marca registrada de Santo Antônio do Grama desde o início do século XX, quando foi criada a primeira banda de música. No dia 19 de fevereiro de 1922, uma comissão de homens ilustres se reuniu, pela primeira vez, no salão da escola da Professora D. Elisa Soares, por iniciativa do Padre Antônio Ribeiro Pinto, criando a Banda de Música Padre Cândido, cuja diretoria ficou assim constituída: Presidente: Revmº Padre Antônio Ribeiro Pinto; Diretor: Cel. Nicolau Luiz Pinto Moreira; Vice-Presidente: Olympio José Bayão; Secretário: Benigno do Couto; Tesoureiro: Capitão Braga; Fiscal: Vitalino de Paula Gomes; Maestros: João Henrique de Oliveira e seu auxiliar Enídio de Senna. A Banda Padre Cândido teve vários maestros, alguns de destaque, como Antônio Conrado e Francisco de Paula Braga. Quando este último veio a falecer, na década de 1950, a banda ficou um longo período sem maestro, o que provocou sua paralisação. Alguns anos mais tarde, na década de 1960, a banda foi reativada, passando a se chamar Banda Santa Cecília, sob a regência do maestro Nelson Borges. Nesse período, os ensaios eram realizados na própria residência, cedida pelo Sr. Glicério Pinto Moreira, onde Nelson Borges morava, num sobrado à Rua Dr. Vicente Bretas Cupertino. A Banda chegou a ter 60 integrantes. Os anos se passaram e Nelson Borges, com idade avançada, deixou a regência da banda, que foi assumida por Mouzart Mayrink. Nelson Borges faleceu em 29 de julho de 1977, na residência em que vivia, na Praça Manoel Dias da Fonseca. Em 1983, o maestro Ageu Maria Quintilhano foi nomeado para regente da Banda Santa Cecília. Foi nessa época que os músicos, vários deles discípulos de Nelson Borges, resolveram homenageá-lo dando seu nome à banda, que, a partir daí, passou a se chamar Corporação Musical Nelson Borges. Ageu passou a residir numa casa à Rua Dr. Vicente Bretas Cupertino, nº 102, mesmo local onde eram realizados os ensaios da banda. Ele deixava pendurado num dos portais da casa uma espécie de bolsa de tecido, que Nelson Borges utilizava para guardar as partituras, muitas delas de composições suas. Em 1993, assume como maestro Aguimar Gomes da Silva, deixando a banda por um período e retornando em 2007, reassumindo a regência até o seu falecimento, em 05 de dezembro de 2009. A Corporação Musical Nelson Borges somente foi oficializada pela Lei Municipal nº 385, de 23 de fevereiro de 2009, apesar do longo período de existência. A Banda é uma entidade de direito público, integrada por subordinação ao Setor de Educação e Cultura. As funções de músico são consideradas de relevante interesse público. No início de 2010, assumiu como regente da banda o maestro João Batista Bifano, natural de Matipó – MG.

Fonte: Inventário de Proteção ao Acervo Cultural de Santo Antônio do Grama.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ORQUESTRA OURO PRETO FAZ SHOW NO CINE GRAMENSE

     Quem não foi, perdeu! Foi esse o consenso após a apresentação da Orquestra Ouro Preto, no Espaço Cultural Laerson Januário Pereira - Antigo Cine Gramense no último domingo, 5 de dezembro. Mesmo com o forte calor que fazia na cidade, muitas pessoas saíram de casa para prestigiar o espetáculo de Natal oferecido aos gramenses.
     O Concerto de Natal realizado pela Orquestra Ouro Preto reuniu músicas natalinas intercaladas com a atuação do personagem Tatá, um boneco de madeira que narrava os acontecimentos em sua noite de Natal. O espetáculo "Noite Feliz" contou com um número reduzido de músicos da Orquestra - nove, de um total de 18 integrantes - regidos pelo maestro Rodrigo Toffolo. Em cerca de 40 minutos de uma apresentação impecável,  a Orquestra interagiu com o público, criando um clima de grande sintonia entre os presentes.
     O concerto foi uma realização da Samarco em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da  Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama. O Setor de Cultura promete novos espetáculos para o ano de 2011.
     Veja abaixo fotografias e vídeos do concerto: